quinta-feira, 28 de junho de 2007

Como vai Sr. Feliz?



Aí está, os nossos brilhantes deputados, imbuídos na célebre coragem lusitana, preparam-se para aprovar uma lei do tabaco (sim, leu bem) violentíssima.
A partir de agora só se poderá fumar......................(sh, sh, sharan!) nos estabelecimentos que assim o permitam. Ou seja, quem quiser fumar dentro de espaços pequenos (menos de 100m2. É de mim ou este "prémio" é tanto mais irracional quanto se trata de um espaço diminuto?) verá o seu acesso ao vício (e ao viciar os outros) cair nas mãos sem escrúpulos dos proprietários desses estabelecimentos. Como todos nós sabemos, esses mesmos proprietários têm, historicamente, demonstrado uma aversão inamovível aos hábitos dos fumadores. Assim, deve temer, tremer e desesperar toda essa grande maioria da população que fuma e que faz fumar, o assalto ao seu direito ao vício foi brutal, esperemos que consigam recuperar e dizer presente para enfrentarem com coragem os desafios que se avizinham.

No entretanto, adivinham-se protestos dos fanáticos que, não contentes com este nível de proibicionismo brutal (que só encontra precedentes no tempo do padre António Vieira, quando se decretou uma proibição total dos sermões aos peixes - por razões de saúde pública), pensam já em novas limitações social-fascistas, como seja o caso da proibição do acesso a armas de fogo a menores de 5 anos.

O humor pode ser de qualidade duvidosa, a escrita também, mas o conteúdo a que se refere este singelo "post", esse, tresanda a hipocrisia e a cobardia.
Já devíamos esperar este desfecho, ou não se chamasse a mais famosa das marcas de tabaco nacionais "Português Suave"...

Sem comentários: